Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Preparar o nosso fundamento

"Todos vocês já foram ao estádio e viram as corridas. Vários atletas correm, mas apenas um vence. Correr para vencer: é para isso que os bons atletas treinam duro. Eles fazem isso por uma medalha de ouro, que perde o brilho e o valor, mas vocês estão atrás da medalha que nunca envelhecerá."- 1 Coríntios 9:25
"O atleta que se recusa a jogar conforme as regras, nunca conquista um título." -  2 Timóteo 2:5


Pensa comigo num atleta de alto nível, independente da sua modalidade. Facilmente nos lembramos dos nomes de alguns campeões, medalhistas olímpicos e ícones famosos no seu desporto.
Em cada campeão percebemos o profundo nível de entrega à sua actividade, e o modo como cada um se preparou para o momento onde é coroado pelo seu empenho. Foram longos dias de treino, esforço e renúncia. 

Interessante ainda quando fazemos um certo exercício mental sobre isso: imagina o recordista dos 100 metros rasos participando de uma maratona. Feito isso, responde a ti mesmo: será que ele se sairia bem? Conseguiria chegar entre os primeiros lugares, repetindo a performance na sua especialidade desportiva? Por certo que não. O mesmo é válido caso o campeão da última maratona disputasse a prova dos 100 metros rasos. Percebes a diferença entre eles? Mesmo sendo os mais destacados na sua área, o facto é que cada modalidade exige uma preparação diferente. E é neste ponto que eu quero chegar contigo. 
Propósitos diferentes exigem preparações diferentes!

Usei anteriormente o exemplo das corridas para compor uma imagem da vida cristã.
Ser um discípulo de Jesus é equivalente a uma longa caminhada (ou uma maratona, se preferires).
Não fomos chamados para uma corrida breve de 100 metros, do tipo “pega a tua bênção e sai a correr”. Ao contrário, a vivência com Jesus deve ser intensa e experimentada no dia a dia.
Tal identificação é tão poderosa que os discípulos, ainda no início da Igreja, eram conhecidos como os “Do Caminho”. O próprio Jesus, ao falar de si mesmo, usa a expressão “Eu sou o Caminho...”. 

Portanto, vale a pena perguntar:
 “Como tem sido a minha preparação neste caminhar com Jesus?”.
Será que estamos a encarar a nossa trajectória como uma breve corrida, rápida o suficiente para alcançar a nossa resposta de oração e de seguida mudamos o curso para longe de Jesus?
Encaramos a nossa caminhada como uma estação, um tempo ao lado de Jesus de forma a obter alguma paz no meio de um conflito? Ou nos preparamos para uma jornada iniciada aqui, e que  irá continuar na eternidade? 

Medita por um pouco, e para te ajudar, reflecte comigo nesta frase:
“Jesus não é o lugar que se chega, mas o modo como se vai”. 

Como tem sido o “Caminho” que tu tens feito?

Do livro "Reflrexões sobre a vida Cristã" - Daniel de Luca

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...