Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Espírito e alma

O anterior pastor da nossa congregação, meu querido amigo Teo Cavaco, gostava muito de contar uma história sobre um índio.
Esse índio tinha dois cães. E todas as semanas levava os cães até à cidade, para que lutassem entre si e as pessoas apostassem no cão que poderia vencer.
Todas as semanas os cães lutavam e o índio dizia sempre qual era o cão que venceria. E o cão que o índio apontava como vencedor, era o que efectivamente, ganhava.
Um dia perguntaram-lhe como é que ele sabia qual seria o cão que iria ganhar, ao que ele respondeu:
- É aquele que eu alimento mais durante a semana!

Hoje lembrei-me desta história, enquanto lia o capítulo 12 do evangelho de Lucas, quando Jesus conta a história de um homem que era agricultor e cuja produção era de tal modo bem sucedida, que ele construiu novos celeiros para armazenar tudo o que tinha. E depois disse à sua alma:
"Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; então coma, beba e seja feliz." Deus ao ouvir os planos deste homem, ficou desiludido com a sua decisão de viver uma vida voltada apenas para o material e o agora, sem pensar na eternidade. Então Deus chama-o de louco e diz-lhe:
"Tolo! Vais morrer esta noite! E o teu celeiro grande e abarrotado? Para quem vai ficar? É isso o que acontece quando enches o teu celeiro de ti próprio, e não de Deus." Podem ler no evangelho de Lucas, capítulo 12 versículos 13-21.

Recordei-me do quanto esta passagem me tocou, quando a li anos atrás, antes de reconhecer Jesus como meu Salvador e Senhor.
Eu era assim como este homem. Com uma alma que se enchia de alegria com os bens que tinha, pensando no que poderia vir a ter, mas cujo espírito estava vazio e morto.
Todos nós temos um corpo, uma alma e um espírito.
O espírito é o princípio de vida que Deus nos conferiu e é esta parte de nós que está sensível às coisas eternas. A nossa alma, é onde habitam a nossa personalidade, os nossos sentimentos, emoções, desejos, afeições. O espírito foi feito para andar por fé; a alma caminha apenas com a capacidade do que vê.
E a pergunta que fiz foi: Qual é a parte de mim que é mais saudável e mais forte? A minha alma ou o meu espírito? A qual delas eu estou a alimentar mais?
Sei que se concentrar a minha vida em prazeres terrenos, em desejos e sentimentos emocionais e negativos, a minha alma crescerá fora de controle, ao ponto de tornar o meu espírito insensível às coisas eternas e ao que de bom Deus tem para mim.
Se por outro lado, o meu espírito receber mais e melhor alimento, isso será reflectido no estado da minha alma.
Tal como o índio sabia qual o cão que iria vencer, também posso decidir qual das minhas partes pode superar a outra. 
Está nas minhas mãos a escolha. 

Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, 
e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. 
Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. 
Gálatas 5:17

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...