Estive a podar a minha Buganvília. Cortei os ramos secos, flores secas e limpei aqueles que me pareciam bons. Ela estava um pouco feiota, com aspecto de quem já não produzia nada.
O meu marido olhou e pensou: "Agora é que ela deu cabo de vez da planta!!!"
Mas não. Passada só uma semana, é ver os rebentos que estão a sair viçosos, lindos!!!
Fora de tempo, é verdade. Mas toda aquela ramalhagem seca estava a impedir aquela planta de dar o seu melhor.
E sempre que isto acontece, lembro-me logo do que Jesus nos ensinou sobre isso, em João 15, quando disse:
"Eu sou a autêntica videira e o meu Pai é o que trata da vinha. Ele poda todos os ramos que em mim não dão fruto e limpa os que dão fruto, para que dêem ainda mais... Um ramo não pode dar fruto por si só, se não estiver unido à videira. Por isso vocês não podem dar fruto se não estiverem umidos a mim. Eu sou a videira e vocês os ramos. Aquele que estiver unido comigo dá muito fruto. Porque sem mim vocês nada podem fazer."
Quantos ramos secos existem em mim que me impedem de crescer? Por vezes é doloroso, quando Deus precisa de me "podar", mas se assim não fôr, não posso dar o meu melhor e os ramos viçosos não florescem....Qauntos ramos secos atrapalham por vezes o crescimento e a visão de coisas tremendas que Deus deseja operar por nosso intermédio....Nada faço por mim mesma ... preciso de estar ligada à verdadeira videira, que é Jesus. Sem isso, tudo o que possa fazer é vazio, egocêntrico, despido de valor e conteúdo, sem alcance eterno!Por isso, quando olho para a minha planta , que agora cresce forte e viçosa, após uma dolorosa poda, eu só posso dizer a Deus:"Senhor, toma os ramos secos que estão em mim! Arranca-os para que eu possa dar fruto ... dói, eu sei! Mas também sei que Tu tens o melhor pra mim!"
9 comentários:
E estás a ser podada... e o melhor de tudo é que depois da poda, tal como aconteceu à tua arvorezinha, a beleza aumenta tanto... mas tanto...
E tu, Vilma, serás uma árvore ainda mais bela, mais viçosa, como os cedros do Líbano (como dizia David), altos, fortes, belos.
É esse sem dúvida o processo de Deus trabalhor em nós.
"Pois aquele que iniciou a boa obra em nós, decerto a perfeiçoará".
Estejemos nós dipostos a isso.
a buganvília é das minhas flores preferidas. amo buganvílias.
A poda realmente é um acto de carinho, todos os anos observo quando meus tios podam as vinhas e os pomares.
Depois vem a renovação que Deus providencia, em nós e na vida.
Resto de bom dia, beijos.
Ás vezes na vida temos de podar, algo da nossa vida... é tipo tango 2 para trás 3 para a frente...
Deus sabe o que é necessário cortar para que possamos dar frutos!
É por "posts" como este que eu sou capaz de passar horas simplesmente a olhar para ti,a contemplar-te, a dizer-te o quanto te amo e me sinto feliz por te ter encontrado em minha vida.
És uma mulher única por quem eu sinto coisas, que o vocabulário português por muito rico que seja, não consegue expressar.
Sinto-me um homem invulgarmente previlegiado, quando tive a benção de conhecer uma mulher como tu.
REalmente Vilma, a poda no nosso caráter nos aperfeiçoa e nos faz voltar ao prumo. Com certeza tudo fica mais lindo, mais amadurecido. Somos parecidos com esta poda, sim.
Muitas vezes não entendemos, mas compreendemos que o que muitas vezes nos aconteçe hoje, compreendemos depois.
beijos
Por vezes deixarmos que Deus tire os nossos ramos secos não é fácil, mas o resultado final é sempre maravilhoso, tal como aconteceu com a tua flor...
Devemos ter a coragem e a ousadia de nos entregarmos nas mãos de Deus para que ele possa "podar" o nosso coração...
Beijinhos
Enviar um comentário