Sinfonia!
Com a chegada destas chuvas, aguardo com ansiedade algo de surpreendente que acontece no terreno em frente da minha casa: a sinfonia das rãs!
É realmente incrível como depois de uns dias a chover com intensidade, ao ponto de se formarem pequenas poças no terreno, começamos a escutar quase como que uma orquestra de rãs. Delicio-me a escutá-las na minha varanda, à noite.
O fantástico disso, é que eu pergunto sempre: como é que elas resistiram a meses e meses de calor e seca? Será que este ano vou escutá-las? Será que sobreviveram?
Vi então no canal Odisseia a resposta para esta minha indagação: à medida que a água vai desaparecendo da superfície, as pequenas rãs começam também a descer. Elas vão descendo sempre, cada vez mais, em busca de terreno húmido, para assim suportarem as altas temperaturas do Verão. Ficam num estado de hibernação.
Quando surgem as chuvas e o terreno vai ficando encharcado, elas despertam e vão subindo até à superfície novamente, aproveitando para acasalar, antes das poças voltarem a secar.
É algo fantástico mesmo!!!
Por isso, estou em expectativa.
Será que elas resistiram aos meses de seca e que dentro em breve nos contemplarão com uma maravilhosa sinfonia?
Eu creio que sim!
:))))
3 comentários:
:)
E eu creio que já aprendi algo novo!
Obrigada!
Beijocas e boas sinfonias.
Obrigada pela lição! Olha, eu gostava de ser como as rãs. Mas fazia ao contrário... hibernava no inverno!
Bjs.
Leonor
Deve ser uma sinfonia bonita... tudo o que é Natureza para mim é bonito.
Enviar um comentário