Poder - É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a tua vontade, por causa da tua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
Autoridade - A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que tu queres por causa da tua influência pessoal. Alguém por quem atravessamos paredes.
"O Monge e o Executivo" - Uma história sobre a essência da liderança
James C.Hunter
Diferenças? Muita mesmo...Deixo uma questão para reflexão:
Que tipo de influência exercemos, na nossa família, como conjugues ou pais; nos nossos relacionamentos, no nosso trabalho, etc.? Poder ou autoridade?
11 comentários:
No meu dia a dia exerço os dois tipos dependendo das pessoas com quem estou, acho que o importante é saber doseá-los pois ninguém consegue "fugir" destes dois tipos de poder...
beijinhos
kikas
Poderá exercer-se autoridade sem poder?
Aspas: pode sim...claro que sim! O maior exemplo disso? Jesus Cristo! Ele não precisou de usar poder para ser o lider que é, mesmo ao longo de 2.000 anos! Certo?
E há mais exemplos disso... recomendo que leia este livro! Vale a pena!
Na minha opinião, acho que não temos que ter nem poder e autoridade mas sim sermos nós próprios a esercer a nossa maturidade de nos ajudar uns aos outros e construir laços fortes de poder-mos ser felizes ao lado de uns e outros sem pensar no poder e autoridade pois são palavras fortes para se incluir numa familia!!... Claudia Avó
Claudinha: como uma familia pode amadurecer sem os pais terem autoridade sobre os filhotes? Já pensaste? Laços fortes de amor podem ser construídos com base na autoridade ... no poder é que não! E isto seja onde fôr! Uma beijoca pra ti! Gostei do teu comentário! ;))
Olá, mana
Obrigado também mas eu também queria dizaer alguma cisa e disse o que veio-me á cabeça!Desculpa..
Para a próxima vou pensar melhor, prometo,tá?! Um GRANDE beijinho.
Esta foi a minha primeira opinião ou seja comentário.Cadinha
Cadinha: cada pessoa tem a sua própria opinião. Por isso é que é bom surgirem trocas de ideias e pensamentos. É assim que todos aprendemos!
E força ... comentaste muito bem! Qualquer dia fazes um blogue também! ;)))
Nunca tinha posto as coisas desta forma... mas concordo completamente contigo.
Beijinhos
Sandra
Lógico que tento usar sempre a autoridade mas n estaria a ser honesta se dissesse q não uso o poder...pq o uso...é certo q é em último recurso,tipo: se depois da 55ªvez de dizer algo e terem feito "ouvidos " de mercador,aí passa-me uma coisinha má pla cabeça e tunga...abro mão do meu poder e n dou alternativa.Não é o mais correcto mas às vezes é sem dúvida o mais eficaz :/
bjokas ":o)
Poder não é.
Alguma autoridade, talvez. Em alguns casos. Mas nem tinha pensado nisso!
Muitos beijinhos!
Olá Lindona!
Nunca tinha pensado nisso...
Talvez pq ainda estou na fase de sentir poder e autoridade e não tanto exercê-lo!
Ehehehehehe!
Mas se tiver de exercer que seja autoridade! Tenho muita habilidade para levar as pessoas...
Ehehehehehehe! :)
Enviar um comentário