Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Não sei!

Começo por reparar que cada vez uso com mais frequência três palavras no meu vocabulário:
Eu não sei!

Parece uma incoerência, mas não é. Deveria saber cada vez mais, mas não.
Mais jovem, tinha as respostas mais na ponta da língua do que hoje.
Mas a verdade é que há medida que vou amadurecendo, que leio mais, que viajo, que observo, apercebo-me que as coisas não são só pretas ou brancas e que nem sempre existem respostas para todas as questões.
Cada vez menos aprecio frases feitas e visões míopes.
Ou classificar as pessoas em categorias em função de determinados conceitos criados pela mente humana.
Pessoas e situações são muito mais complexas do que pensamos ou admitimos.
Tenho as minhas convicções fortes, claro. Mas preciso saber ser flexível.
Não quero levar as coisas à letra, mas sim, para o espírito de vida contida na letra.
E afirmar "Eu não sei" é um processo por vezes doloroso mas saudável.
De certa forma isso demonstra que determinadas paredes que construí à minha volta começam a ruir.
Mas com o tempo, acho que estou a aprender a deixar que determinadas paredes da minha vida caiam.
E ao dizer "Eu não sei" quando nem sempre sei o que dizer, é uma delas.
Porque cada vez menos quero dar respostas com chavões feitos e sim, pensar no que digo.
Não tenho que ter respostas pra tudo e nem saber tudo.
E antes que afirme um chavão, calo-me ou digo: Eu não sei!
Vou derrubando paredes!

7 comentários:

Raquel Miriã disse...

O "não sei" faz-nos perceber as nossas ilimitadas limitações. Penso que os "não sei" mais dolorosos, mas saudáveis, como dizes, são aqueles cujas respostas jamais descobriremos por nós, pois pertencem a Deus. Vamos demolir paredes do nosso "Eu", para que o Pai conquiste cada vez mais o nosso ser. Ele nos sossega: "Tu não sabes, mas Eu tudo sei!Confia em mim!"

Jorge Oliveira disse...

Eu também não.

Anónimo disse...

concordo contigo plenamente, e acrescento que necessitamos de mais coragem para continuar a dizer "não sei".

Lou H. Mello disse...

É difícil demais. Dizer, simplesmente, eu não sei. Não sei não; o que diriam se descobrissem a verdade?
Você precisa parar de saber. Falas que não sabes e mostras que sabes muito mais. Você é muito sábia. Quanto a mim: eu não sei.

O Tempo Passa disse...

Caem-se as paredes, ampliam-se os horizontes...

Dulce disse...

Conheceste o Sócrates?
O da Grécia, pois claro... Este moderno Sócrates (José) degenerou... :))

Marlene Maravilha disse...

Acho que é uma questão simplesmente de amadurecimento, porque comigo acontece a mesma coisa. Hoje penso muito mais para responder a quaquer assunto, e as vezes, até lucro muito ficando calada, mesmo sabendo e tendo opinião. Muito bom este post querida irmã. Deus te abençoe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...