Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A Parábola do Semeador



Quando leio a parábola do semeador, penso sempre que tipo de solo é o meu coração.
E quando revejo a minha vida como discípula de Jesus, chego à conclusão de que tenho sido todos os que são mencionados na parábola.
Já tive um solo duro, passei pelo solo cheio de pedras e antes de ser um solo fértil, passei pelo solo onde as ervas daninhas sufocaram a Palavra de Deus e não permitiram que ela fosse vida em mim. O mundo e todas as preocupações inerentes dele, ainda eram demasiado fortes em mim. 
Eu queria receber a Semente, mas ela acabou por ficar sufocada.
E apesar de hoje ter um coração entregue ao Senhor e desejar ardentemente amá-Lo com todas as minhas forças, sei o como é fácil ele ser sufocado.
Graças a Deus, que Ele não permite que eu permaneça muito tempo naquele chão e vem sempre ao meu encontro, resgatando-me com o Seu Amor imenso e irresistível.
Sei que hoje Deus deu-me um novo coração e que sou nova criação, mas também sei que sem cuidados, o solo pode secar com facilidade.
Hoje tenho prazer e alegria em buscar a Presença de Deus, estar com Ele, caminhar do Seu lado e não existe nada que mais me satisfaça e louvo a Deus por isso, porque Ele tem sido a minha alegria e a minha força.
Que Ele me ajude a produzir uma boa e abundante colheita!
Que tipo de solo é o teu coração?


Certo homem foi ao campo semear. Quando lançava as sementes ao chão, algumas delas caíram num caminho e foram pisadas. Vieram as aves e comeram-nas porque estavam à vista. 
Outras sementes caíram em chão pouco fundo com pedras por baixo. Mal começaram a crescer, logo murcharam, morrendo por falta de humidade. 
Outras sementes, ainda, caíram entre moitas de espinhos, que em pouco tempo sufocaram os rebentos. 
Mas outras caíram em solo fértil, e quando cresceram deram uma colheita de cem vezes mais do que aquele homem havia plantado. 
Ao fazer esta ilustração, Jesus acrescentou: Quem pode ouvir, que preste atenção. 
Os apóstolos perguntaram-lhe o que queria dizer aquela ilustração, e Jesus respondeu: Deus concedeu-vos a possibilidade de conhecer o significado destas coisas sobre o reino de Deus. Mas aos outros, fala-se por parábolas, como diz as Escrituras: 'Este povo ouve as palavras porém não entende, vê e não percebe'.  
O que a comparação quer dizer é o seguinte: 
A semente é a mensagem de Deus. O caminho duro onde caíram algumas das sementes representa aqueles que ouvem as palavras de Deus, mas o Diabo logo as vem roubar, não deixando que as pessoas creiam e sejam salvas. 
O solo pedregoso representa aqueles que ouvem com prazer, mas a mensagem não fica neles; e não deita raiz nem cresce. Quando chegam as provas desviam-se. 
A semente entre os espinhos representa os que ouvem e crêem na palavra de Deus mas cuja fé é depois sufocada pelas preocupações, ambições e prazeres da vida, pelo que nunca dão fruto. 
Mas o solo bom representa as pessoas sinceras e honestas que, ouvindo as palavras de Deus, dão fruto com continuidade.

Lucas 8:5-15

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...