Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Felizes para Sempre e Outros Equívocos Acerca do Casamento


Começo o ano de 2014, por aqui no blogue, recomendando um livro escrito por um querido amigo meu,  o Tiago Cavaco.
O título só por si desperta logo a curiosidade: quem nunca viu ou leu uma história de fadas, cujos finais são: 
E foram felizes para sempre!
Creio que muitas pessoas que casam, levam este conceito para o casamento.
O Tiago,  ao escrever este livro, colocou as coisas como de facto elas são: a felicidade existe no casamento, claro, mas é todo um processo que leva a uma profunda transformação dos conjugues.
Todo o homem e mulher que casa, pensando que se as coisas correm mal, cada um deve seguir o seu caminho, pensa mal, errado e já tem um fim pronunciado. 
O Tiago escreve e muito bem,  porque é que, quem pensa assim, então, não se deveria casar. E mostra-nos porque vale a pena manter e lutar pelo casamento.
É um livro escrito à luz da Bíblia e do autor do casamento:  Deus. Dessa forma, o Tiago conduz-nos numa reflexão muito preciosa,  realista e profunda, que nos mostra como um casamento que é edificado sobre a trindade "Deus, homem e mulher" e sobre o fundamento da Palavra de Deus, tem muito a ensinar sobre  fé e eternidade e que são exactamente esses fundamentos que o vão solidificando, revelando os seus benefícios. Fez-me pensar numa passagem no livro de Eclesiastes 4:9-12 que gosto muito de aplicar em relação ao casamento:

O trabalho realizado por dois é sempre mais proveitoso. 
Se um cair, o outro levanta-o; se estiver sozinho ao cair, 
ver-se-à em grande dificuldade.
E também, numa noite fria, se dois dormirem juntos, 
poderão aquecer-se um ao outro, 
mas como se aquecerá aquele que dorme só? 
Duas pessoas podem melhor resistir a um ataque do que uma só. 
Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.

Um livro a ser lido por solteiros, casados e divorciados: aos solteiros para que entendam que um casamento bem sucedido, é aquele que o Criador tem em mente para eles; aos casados, para que ao aplicar os princípios deste livro, possam redefinir ou melhorar o seu casamento, ajudando-os a cumprirem os seus votos; e aos divorciados, para se lamentarem de não terem lido um livro assim antes de se divorciarem. 
Todos aprendemos com ele!
Deixo uma frase escrita pela Ana Rute Cavaco, esposa do Tiago e minha amiga também, que gostei muito:

"Graças a Deus, e percebendo que Deus é muito mais criativo do que imaginamos, podemos dizer que quando inventou o casamento pensou numa escola. Ser casado é bom porque é um plano de Deus. E vale a pena fazer parte do plano, como deve ser."

Ide e comprai o livro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...