Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Como será o fim da humanidade?

Teremos um fim trágico ou feliz?  Vale a pena fazer parte desta jornada chamada a história da humanidade?  Fazermos parte de uma história memorável ou algo que é melhor esquecer?

A maioria dos filmes sobre o que vai acontecer com a humanidade são cheios de violência, máquinas e criaturas chocantes. São filmes sombrios e tristes. Achar um filme ou série sobre o nosso futuro que prevê um fim lindo e bom é difícil.

É fácil ver um fim triste e sem significado para nós como humanidade porque a história humana oferece muito pouco para inspirar grandes expectativas. Há muito pouco na história humana que sinaliza um fim feliz. Será que existe um sinal de que a humanidade tem jeito, tem esperança? Onde achar uma prova disto?

Por incrível que pareça, olhar para uma manjedoura e ver um recém-nascido chamado Jesus tem sido a maior inspiração de não desistir da humanidade.
Jesus tem sido a grande surpresa e a grande exceção da história humana. Por causa do nascimento de Jesus bilhões de pessoas ao redor do mundo e em todo o tempo não desistiram da humanidade e não desistiram da sua própria existência.

Uma boa parte da humanidade crê na evolução. Para eles a humanidade só sobrevive se ela continuar a melhorar eliminando a suas fraquezas e ficando mais forte. Talvez por isso todos os filmes sobre o futuro da humanidade ficam focados em força e violência para vencer. Talvez por isso criaturas com poderes quase sobrenaturais invadem o futuro da humanidade tentando nos dominar.

O que nos surpreende na história do nascimento de Jesus é a mensagem que o futuro previsto para a humanidade é um bebê! O nosso futuro não está na força e na violência. O nosso futuro está numa manjedoura! O futuro da humanidade está nas mãos de uma criança que nunca usará a violência para eliminar os fracos. O futuro não é dos monstros e das máquinas. O futuro está nas mãos de uma linda criança chamada Jesus.

Após o seu nascimento Jesus foi alvo de ódio e violência. Líderes com medo de perder o poder procuram esta criança do futuro para mata-lo. A maneira que Jesus nasceu e venceu o ódio foi a excepção da história humana e nos chama a crer numa humanidade onde a violência não terá lugar. Por causa do menino Jesus podemos sonhar numa humanidade onde a violência não domina e o amor reina.

Neste Natal imagina que estás a olhar para Jesus na manjedoura. Usa bem a tua imaginação.  Fica quieto e contempla esta criança que parece indefesa e fraca na manjedoura.  Agora, tenta ver esta pequena vida como ela realmente é e diz:

"Ele é o futuro da humanidade! Irei com Ele. Vale a pena ser parte desta nova humanidade.”

Vale a pena mesmo. Iremos!




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...