Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um dia de Maria ou um dia de Marta?


A duas irmãs mais famosas do Novo Testamento são Maria e Marta. A presença de Jesus na sua casa e as suas reacções à presença Dele,  fizeram delas duas pessoas memoráveis.

“Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, a sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que a minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! " Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Tu estás preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".” Lucas 10:38-42 

Maria parece ser a irmã que fez a coisa certa e a Marta parece ser a irmã que errou feio. Parece-me algo bem similar a muitas famílias nos nossos dias! 
Mas, o assunto não é quem está certo ou errado. O assunto é a presença de Jesus e como devemos receber a sua presença. 
Jesus é a "boa parte" que precisamos escolher. A lição não é como julgar o comportamento da irmã de Maria, mas como escolher para si a "boa parte" que é a presença de Jesus. 
Maria e Marta são um retrato de todos nós. Às vezes somos Maria. Às vezes somos Marta. Nós temos que lidar com as nossas próprias reacções à presença de Jesus em nós a cada dia. 
Sendo que Jesus fez morada em nós, temos que escolher todos os dias a "boa parte" para nós. Ninguém mais pode fazer esta escolha por nós. Escolhendo a Jesus, Maria escolheu a velocidade de Jesus como a sua velocidade. Escolhendo a Jesus, Maria escolheu a paz e a tranquilidade interior de Jesus como sua. Escolhendo as necessidades do dia a Marta escolheu a velocidade das necessidades. Escolhendo as responsabilidades de agradar a todos e controlar a circunstâncias,  Marta escolheu a ansiedade interior para si. 
Eu  vejo-me nestas duas mulheres a cada dia. Hoje será um dia de Maria ou de Marta para mim? 
E para ti?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...