Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Escritores que me inspiram: C.S.Lewis

C.S.Lewis, conhecido pelos seus livros das Crónicas de Nárnia,  foi um daqueles escritores cristãos que comecei logo a ler no início da minha vida como discípula de Cristo.
Confesso que comecei logo por querer me alimentar de algo demasiado "forte", para quem ainda era um bebé espiritual. Como se costuma dizer na linguagem popular, era demasiada areia para a minha camioneta.
Mas com o passar do tempo e, depois de já ter deixado o leite espiritual, almejei por alimento mais substancial.
Foi então que voltei a pegar em C.S.Lewis. 
Tendo sido assumidamente um ateu, é fantástico ler nas suas obras, o seu próprio caminho que o conduziu a Deus. 
Recomendo que leiam os seus livros.
Partilho aqui um belo texto que li hoje, do seu livro "O Problema do Sofrimento", sobre Amor e Bondade.
******************************************************************

"Há bondade no amor; mas amor e bondade não são sinônimos; e quando a bondade é separada dos demais elementos do amor, ela envolve certa indiferença em relação ao objeto de sua benevolência, ou até mesmo certo conformismo em relação a ele. A bondade consente de forma bastante rápida com a remoção do seu objeto – todos nós já encontramos pessoas cuja bondade em relação aos animais as leva a matá-los para evitar que sofram. A bondade pura e simples não se importa se seu objeto vem a ser bom ou mau, contanto que ele escape do sofrimento.


De acordo com as Escrituras, são os bastardos que são mimados, os filhos legítimos acabam sendo disciplinados (Hb. 12:8). É para as pessoas com as quais não nos importamos nem um pouco que pedimos felicidade incondicional. Porém, quando se trata dos nossos amigos, cônjuges, namorados e filhos, somos exigentes e preferimos vê-los sofrendo do que vivendo uma felicidade conformada e alienante. Se Deus é amor, Ele é, por definição, algo mais do que simples bondade. E parece, a julgar pelos registros, que apesar de Deus ter nos repreendido e condenado tantas vezes, Ele jamais se referiu a nós com desprezo. Ele nos recompensou com a extravagante benevolência de seu amor por nós, no sentido mais profundo, mais trágico, mais inexorável."

4 comentários:

Salviano Adão disse...

MUITO BOM!LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A Bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Vilma disse...

Grata, Salviano Adão, pela tua contribuição.
DTA

carmen disse...

Ainda acho o C S Lewis um tanto indigesto... Talvez por haver nascido em uma família evangélica e nunca haver duvidado da existência de Deus...

Mas meu filho diz ser ateu (ainda)

Qual o livro do C. S. Lewis que você acha mais interessante para que eu possa presentea-lo e quem sabe ajuda-lo nesta busca???

bjs

Vilma disse...

Olá Carmenzita!
Sempre agradável ler os teus comentários que de vez enquando me presenteias! :))
Percebo a tua dificuldade... eu também a senti e não cresci numa familia cristã protestante.
Eu li o "Surpreendido pela Alegria" e nesse , Lewis conta como sucedeu ele ter passado de ateu a crente.
Talvez seja um bom livro para o teu filho ler.
Um beijinho e boa leitura!
DVA e bom ano de 2012 cheio de Esperança!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...