Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não sei

O meu amigo cantadeiro, do blogue CANTO DO JO, escreveu ontem um post interessante, sobre as pessoas que sofrem do síndroma do  Sei que tudo sei, que recomendo que leiam.

Este post fez-me trazer à memória um outro, sobre este mesmo assunto, que escrevi há já alguns anos e que volto a partilhar aqui, como algo tirado do meu baú de Coisas Minhas.

*************

Cada vez uso com mais frequência três palavras no meu vocabulário:
Eu não sei!
Parece uma incoerência, mas não é. Deveria saber cada vez mais, mas não.
Mais jovem, tinha as respostas mais na ponta da língua,  do que hoje.
Mas a verdade é que há medida que vou amadurecendo, que leio mais, que viajo, que observo, apercebo-me que as coisas não são só pretas ou brancas e que nem sempre existem respostas para todas as questões.
Cada vez  aprecio menos as frases feitas e visões míopes.
Ou classificar as pessoas em categorias,  em função de determinados conceitos criados pela mente humana.
Pessoas e situações são muito mais complexas do que pensamos ou admitimos.
Tenho as minhas convicções fortes, claro. Mas preciso saber ser flexível.
Não quero levar as coisas à letra, mas sim, para o espírito de vida contida na letra.
E afirmar "Eu não sei" é um processo por vezes doloroso mas saudável.
De certa forma isso demonstra que determinadas paredes que construí à minha volta começam a ruir.
E ao dizer "Eu não sei" quando nem sempre sei o que dizer, é uma delas.
Porque cada vez menos quero dar respostas com chavões feitos e sim, pensar no que digo.
Não tenho que ter respostas para tudo e nem saber tudo.
E antes que afirme um chavão, calo-me ou digo: Eu não sei!
Assim, vou derrubando paredes!

Escrito em 27 de Setembro de 2006

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...