Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pais Brilhantes

Estou a ler pela segunda vez, o livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes de Augusto Cury (na coluna lateral do blogue, poderão fazer o download do E-Book).

O autor vai muito ao encontro daquilo que eu penso ser importante na educação de um filho.
Numa sociedade onde cada vez mais se dá importância ao Ter, o autor dá-nos orientações para que eduquemos os nossos filhos para Ser.

À medida que a minha filha cresce, percebo que existe uma luta entre aquilo que eu procuro ensinar e aquilo que ela aprende com terceiros e que nem sempre vão de encontro ao que eu desejaria.
No entanto, acredito que ainda que nem sempre pareça que ela ligue ou dê importância aos valores que eu procuro passar, eles ficam lá, como semente que um dia darão o seu fruto.
Só para deixar o gosto, ficam aqui os tópicos que o autor do livro nos dá para adquirirmos bons hábitos de como sermos pais brilhantes.
Os restantes, fica por conta do vosso interesse ... ou não!

1 • Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser
2 • Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade
3 • Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar
4 • Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos
5 • Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos
6 • Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias
7 • Bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem


6 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Vilma querida,
que lindo post!Deves continuar a educar tua preciosa filha desta maneira mesmo. Ser é melhor do que ter. Eduquei dois filhos assim, e, junto ao Senhor. Tive exito! A vitória foi completa. Glórias ao Pai por isso. Mas sei que é difícil porque temos que ficar empenhados mesmo, interagindo o tempo inteiro com amor.
beijo enorme!!!!!!!!!!!!

carmen disse...

Vilma:
Não é fácil educar filhos atualmente, é um verdadeiro desafio... Mas vale a pena, ao ve-los com princípios eternos, princípios de honestidade, de amor ao próximo, de verdade, e, com o passar do tempo, vamos vendo as suas reações e ações... e ficamos contentes em ver que todo o nosso trabalho valeu!!!

E eu oro para que Deus transforme os meus erros em acertos na educação deles... e Deus tem honrado!!!

bjs

CrisR disse...

Já li esse livro mas talvez esteja na ltura de voltar a ler. Mas sim Vilma, é tão complicado passar valores hoje em dia, quando somos os unicos a fazê-lo...e diáriamente eles são bombardedos com outros valores e outras influencias. Ás vezes sinto-me a desistir, confesso!
Mas por certo Deus me dará forças para continuar, e para pelo menos um dia dizer que dei o meu melhor e o mais que sabia e conseguia.

Vilma disse...

Marlene. Sempre bom ler as tuas palavras.
Obrigada pela tua força, que sei que vem do Senhor! :))

Vilma disse...

Carmen: é isso mesmo. A Palavra de Deus já nos ensina que devemos educar os nossos filhos no bom caminho e quando forem velhos, ainda não se esquecerão! :))
Um beijo grande para ti e obrigada.

Vilma disse...

Cris: Desistir nunca! :))
Nem sempre vemos os resultados no tempo que queremos, mas tudo o que de bom plantarmos nos filhos, no seu tempo próprio dará fruto.
Um abraço!
DTA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...