Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Exame de alma


Precisei de fazer uns exames médicos de rotina.
A Clínica onde os fui fazer, fica numa imensa moradia, que em tempos foi de habitação.
Enquanto esperava, comecei a observar a casa.
Ainda existiam vestígios dos tempos, em que aquela casa era cheia de vida familiar.
O chão, uma lareira, a escadaria, os reposteiros, os candeeiros, alguns móveis, etc.
Tudo aquilo me fez pensar quantas gerações teriam por ali passado e vivido as suas alegrias, os seus dramas.
Quantas crianças teriam descido aquelas escadas pelo corrimão e as histórias que se teriam contado junto à lareira.
Aquela casa já tinha borbulhado de vida familiar.
E agora, era uma clínica onde as pessoas se dirigiam para cuidar da sua saúde física.
Tudo isso levou-me a pensar em como, na verdade, a nossa vida é fugaz e passageira.
Aquilo que é hoje, não o é amanhã.
Tudo passa aqui na Terra.
Os bons momentos e até os maus.
Aquilo que importa hoje, deixa de importar amanhã.
E como passamos nós este tempo aqui?
Que marcas deixamos?
O tempo foge-nos por entre os dedos e quando damos conta ... passou!
Pensamos no que verdadeiramente importa?
Chegará o tempo em que nos encontraremos diante do Criador e Lhe teremos que prestar contas das escolhas que fizemos.
O que tivemos ou possuímos, deixa de ter importância nesse dia.
Apenas o que fomos como seres humanos, como tratámos o próximo, e, acima de tudo, o que fizemos com Seu Filho, irá contar.

Tudo isso me passou pela cabeça nesse momento, ao ponto de me levar de novo a uma das passagens em que há alguns anos atrás, Deus tocou no meu coração para me mostrar a brevidade da minha própria vida e pensar em caminhar na Sua direcção.
Saí com um exame feito ao corpo e à alma.
E deu um exemplo: Certo homem rico possuía uma propriedade fértil que dava boas colheitas. Assim os seus celeiros ficaram a transbordar, e não podia guardar tudo lá dentro. O homem pôs-se a pensar no problema. Por fim, exclamou: 'Já sei, vou deitar abaixo os celeiros e construir outros maiores. Assim terei espaço suficiente. Depois direi comigo mesmo: 'Amigo, armazenaste o bastante para os anos futuros. Agora, repousa e come, bebe e diverte-te.'
Mas Deus disse-lhe: 'Louco! Esta noite vais morrer; e para quem fica tudo isso?'
Lucas 12:16-20

6 comentários:

alealb disse...

sabe que já passei por algo semelhante? levei meu filhote, quando pequenininho numa clinica que tambem tinha sido uma casa e fiquei ali, enquanto esperava, viajando em como era diferente o "entra e sai" da casa em anos anteriores... e pensei tambem em como as coisas mudam...
interessante...
devíamos pensar mais nisso. na finitude das coisas!
beijos,querida!
alê

Cátia disse...

Ola Vilma,

É preciso, sem duvida, aproveitar da melhor forma possivel o presente, partilha-lo com os outros com alegria... Como dizes, "Aquilo que é hoje, não o é amanhã", por isso vamos aproveitar hoje, e fazer o melhor hoje (por nós e por todos os que nos rodeiam), e não deixar para amanha... E no final do dia, deitamo-nos tranquilos com a certeza que fizemos o melhor...

Como eu disse recentemente no ticho: "Uma coisa eu sei, cada dia que passa quero tornar-me sempre um bocadinho melhor..."

Obrigada pela visita pelo meu cantinho, gostei muito de te ter por lá, aparece sempre que quiseres... :)

Beijinhos

Margarida Atheling disse...

Tudo passa nesta mundo, é verdade.

Bjs!

Fá menor disse...

Bela reflexão, querida amiga!

A nossa alma precisa de ser examinada, tanto ou mais que o corpo!

beijinhos

Anónimo disse...

Bonito post,estamos às portas da entrada de uma data significativa,a Quaresma ,tempo de fazer a limpeza de todo o "lixo" que nos incomoda.O tempo é breve...há que deixar muita "tralha" para trás e viver o melhor possível com Aquele que foi o nosso melhor Mestre do Amor...

日月神教-向左使 disse...

creAV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,性感影片,正妹,聊天室,
情色論壇

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...