Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Ausência de Deus

Um professor ateu desafiou os seus alunos com esta pergunta: - Deus fez tudo o que existe?

Um estudante respondeu corajosamente: - “Sim, fez!”


- Deus fez tudo, mesmo?


- Sim, professor – respondeu o jovem. O professor então replicou:


- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que as nossas acções são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.



O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, vangloriava-se de haver provado um vez mais que a fé era um mito.



Outro estudante levantou a sua mão e disse:


- Posso fazer-lhe uma pergunta, professor?


- Sem dúvida, respondeu o professor.


Então, o jovem ficou de pé e perguntou:



- Professor, o frio existe?


- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio? O rapaz respondeu:


- Na verdade, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo o corpo ou objecto pode ser estudado quanto tem ou transmite energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor. Todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termos para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.



- E a escuridão, existe? – continuou o estudante?


- O professor respondeu: - Mas é claro que sim!


- Respondeu o estudante:


- Novamente o senhor se engana, a escuridão também não existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é assim? Escuridão é um termo que o homem usa para descrever o que acontece quando não há luz presente.



- Finalmente o jovem estudante perguntou ao professor:



- Diga professor, o mal existe?


- Claro que existe, respondeu o professor. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo. Essas coisas são o mal.


- Então respondeu o estudante: O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente nos seus corações. É como o frio que surge quando não há calor ou a escuridão que acontece quando não há luz.”

13 comentários:

Anónimo disse...

Olá, somente pra resistrar minha passagem,e desejar um Ano cheio de sabedoria, graça, e fervor estimulante em Deus. Para que vc possa a cada dia vê a Vida mais fácil que difícil, Simples ao invés de complicada, Segura em lugar de potencialmente perigosa, Estimulante no lugar de exaustiva, e que possa sentir a brisa suave, fresca e estimulante, no lugar de vê um vento forte, quente e seco. Pq tanto eu como vc, temos tendência a sentir e vê o contario de tudo isto.. Q Deus nós ajude a vê sempre o belo, pq ele ainda existe neste mundo. Depois de 40 dias em meu país maravilhoso, somente hj deu pra passar por aqui..
um kiss com carinho.

Anónimo disse...

uma correção: - queria colocar Registrar...rs
bjs

Vilma disse...

Obrigada Rosélia, pelas tuas sempre palavras de força e amizade!
E tens razão: só procurando ver com olhos divinos é que tudo faz sentido por aqui miga!
Um abração!

Anónimo disse...

Gosto desta maneira de ver as coisas!! Na verdade, sem sempre é facil saber que frio é apenas ausência de calor ou escuridão a ausência de luz... E que tantas vezes o mal que sentimos é apenas a ausência de Deus (provocada por nós, claro!)

Beijinhos
Lirios

Rui disse...

Mais dificil penso ser saber o que é que cada um entende por Deus e a maneira como convive com ele e com os outros. Aí sim, as coisas se complicam para mim.

Vilma disse...

Rui: as coisas complicam-se quando (e como tu o dizes) cada um tem uma ideia própia sobre Deus, quando cada um deseja fazer um Deus ao seu gosto. O importante e aí torna-se tudo mais simples, é ver como o próprio Deus se revela a nós. E Ele o fez de uma forma tão simples que é difícil para a nossa mente O aceitar. Para mim tudo é muito óbvio: Ele revela-se na Sua criação, e pela fé, eu creio que Ele se revelou também na Biblia e em Jesus. Mas uma coisa sei: que sem fé é impossível chegar a Ele!

Margarida Atheling disse...

É isso mesmo!
O mal é a ausência de Deus, como a escuridão é a ausência de luz!

Beijinhos!

Davide Vidal disse...

(Salmos 14:1) - DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus.

Puntos de vista y ... nada más disse...

não preciso de Deus, não existe mas não faço mal a ninguém

PDivulg disse...

História fantástica que me leva a dois comentários:
1- Realmente o miúdo tinha as preguntas perspicazes para apoiar a sua teoria, gostei muito das esplicações dadas nunca teria apoiado as minhas crenças em tais argumentos que são de facto arrebatadores. Fico feliz se assim acontecer na realidade e que Jovens defedam assim a sua Fé-
2- Um problema mais sério que ultimamente tenho notado, parece-me que nas escolas existem certos professores que realmente nas suas aulas, em vez de leccionar aquilo que lhes competem tentam é desmontar a Fé dos Jovens. Sou catequista de Jovens há vários anos e nunca como estes últimos anos vejo Jovens que trazem da escola ideias transmitidas por alguns professores no sentido de (como esta história) desmontar a Fé deles. Não sei porquê mas que é uma facto não tenho dúvidas.
...Coisas do nosso tempo...

Vilma disse...

Pdivulg: Tens razão no que afirmas. É uma constatação de que cada vez mais se levantam vozes que desejam anular o Deus vivo. Ele mesmo nos falou que assim seria nos últimos tempos. Mas uma coisa é certa: Ele prevalecerá, ainda que o homens o queiram negar! Ninguém poderá resistir ao Seu amor e à Sua justiça!

Marlene Maravilha disse...

Vilma,não quero acrescentar mais nada. Quero só parabenizar pelo texto.
é realmente isso. Mais nada!Está completo na íntegra.
Muito bom!!! Seria bom que as pessoas pensassem...
beijos

Davi Lago disse...

Muito legal! parabéns pelo blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...