Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

domingo, 18 de dezembro de 2005

As Crónicas de Nárnia

Mais do que os efeitos especiais ou ver um filme de Natal, o que me levou à sala de cinema, foi o facto desse conto ter sido escrito por um dos melhores escritores cristãos do século passado: C.S.Lewis.

Confesso que apesar de já ter lido alguns livros dele, nunca li nenhum dos contos que ele escreveu.

E fui, curiosa por ver o paralelismo que habitualmente esse escritor faz nas suas fábulas, com o Evangelho.

Apesar do nome de Jesus alguma vez ser mencionado, só quem não tem nenhum conhecimento do Evangelho, é que não consegue ver a história do sacrifíco, do amor e da graça de Deus neste conto.

Emocionei-me com algumas cenas, em especial com a cena em que o leão Aislan entrega a sua vida no lugar da criança, e a cena final, em que o leão coroa cada um dos quatros irmãos com uma coroa, atribuindo-lhes um nome especial e único a cada um. De um significado profundo!

O leão, para mim, foi aquele que mais gostei. Depois de ver o filme, consigo perceber melhor a razão de um dos nomes que são atribuídos a Jesus: o Leão da tribo de Judá!
Toda a força, todo o poder, toda a majestade estão ali, assim como a ternura, o amor, a entrega, a fidelidade ...!
Faço minhas as palavras de Daniel do blogue "Porto Seguro" a respeito do leão, que recomendo que leiam a sua opinião completa sobre este filme:
"Quando a gente se vê desprotegido e, talvez, sem amigos muito leais, quem sabe que efeito provoca em nossos sonhos a figura imponente do leão Aislam. Doce e forte, delicado e corajoso. Amigo que protege, que entrega a vida – inocente – por um traidor culpado. Alguém que tem a palavra certa para cada ocasião. Alguém que inspira cuidado e amor.Confesso que enquanto via o leão se deslocar na tela e lembrava de meus problemas, desejava eu mesmo acariciar a sua juba e sentir o cuidado de sua proteção."
Foi isso que senti.
E fez-me tão bem ver esse filme!
Foi como uma lufada de ar fresco, como uma renovação!
Gostei muito!

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu ía chorando na parte em que o leão sobe as escadas e o meu marido, que anda meio afastado de Deus, chorou MESMO! :-)

Paula disse...

Olá Vilma! Tb fui ver as crónicas de Nárnia e estão realmnete muito bem feitas... Passam a mensagem de uma forma muito tocante... O nosso querido Leão da tribo de Judá.......

Um beijinho mto grande!

PDivulg disse...

Não conheço o filme , obrigado pela dica, vou ver se arranjo forma de o ver...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...