Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

quinta-feira, 21 de abril de 2005

Stress

Esta palavrinha faz parte do nosso dia a dia.
Penso que poucos serão os que não passem por "stress", seja ele fisico ou psicológico.
Até as crianças hoje em dia sofrem de stress.
Estive a ler um pequeno livro, com algumas dicas interessantes. Muito simples... tão simples, que parecem infantis.
Mas acabo por aprender que é exactamente esse o segredo anti-stress: deixar o nosso lado infantil vir à tona.
Partilho algumas dessas dicas. Vou tentar aplicá-las em mim também.
  • O stress habita no nosso coração. Ao mudares a tua atitude, poder-te-ás libertar dele, mesmo que não se alterem as circunstâncias que o originaram.
  • Há pessoas que pensam que a vida deveria ser livre de qualquer fonte de stress. No entanto, esta forme de estar ainda pode gerar mais stress, sempre que a vida não corre bem. Aceita-a tal como se apresenta. Aceita os bons, mas também os maus momentos, e procura fazê-lo sempre com delicadeza e com bom humor.
  • Ao tentares constantemente agradar aos outros, estás a garantir para ti uma enorme fonte de stress. Tu podes respeitar e amar os outros sem que para isso tenhas que deixar de viver a tua própria vida.
  • Ri-te. Muito. A felicidade é um excelente redutor de stress. Procura ter uma visão simpática da vida; mantém-te junto daqueles que trazem a felicidade e os sorrisos para junto de ti.
  • Pratica a arte de saborear a vida: o sabor do pêssego, o aroma da brisa da manhã, o som dos pássaros, a visão de um amanhecer glorioso, a suavidade de um cachorrinho. Pára, escuta e olha à tua volta.
  • Perdoa aos outros do mesmo modo como te perdoas a ti mesmo. O ressentimento e o remorso gastam energias com coisas inuteis, que pertencem ao passado. Reconcilia-te e começa a viver.
  • Se o teu trabalho é uma fonte de stress, procura saber qual a razão. O excesso de trabalho, prazos impossíveis de cumprir, insegurança, dificuldade de relacionamento com os colegas, podem aumentar o stress.
  • Procura fazer algo criativo todos os dias. O stress pode fazer-te sentir que a tua vida está a fechar-se.
  • A última forma de combater o stress é saber que somos amados. Sempre que o stress e os seus efeitos te deixarem profundamente deprimido, escuta a voz de Deus que diz: "Vem a Mim quando estiveres angustiado e Eu te darei a paz".

2 comentários:

39 disse...

Obrigada pelas dicas. Para mim vão ser muito úteis. Algumas já consigo colocá-las em prática, mas muito me falta ainda aprender a dominar.

Beijocas grandes!

Xuinha Foguetão disse...

Nós muitas vezes criamos mais stress nas nossas vidas!
É sempre bom aprender truques!
Mas acho que o riso é capaz de muito! Adoro rir! Mostrar as dentuças! :)
Obrigada!
Beijocas,
Xuinha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...