Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

sexta-feira, 4 de março de 2005

As linguagens do amor

Já escrevi um dia aqui no blogue que tenho um grande vicio: ler!
Ler foi o meu primeiro amor. Acho que ainda nem andava na escola, mas já procurava pelos livros como um alimento para o meu ser.
Hoje, ao navegar por aqui, deparei-me com outra alma gémea no que respeita a ler.
E gostava de partilhar um livro que ando a ler que é interessante: "As cinco linguagens do amor" de Gary Chapmam. Ele já publicou 4 livros sobre este tema: as linguagens do amor dos casais, dos adolescentes, das crianças e de Deus.
Aconselho este livro, porque por vezes, achamos que há somente uma linguagem de amor. Mas, segundo o autor, todo o ser humano tem a sua própria linguagem de amor. São elas: Qualidade de Tempo, Toque Fisico, Receber Presentes, Formas de Servir e Palavras de Afirmação.
Quando nós descobrimos com qual das linguagens nos identificamos mais, assim como a dos nossos conjugues, filhos e até amigos, os nossos relacionamentos melhoram, assim como a nossa comunicação. Os nossos depósitos do amor ficam cheios e a nossa vida fica beneficiada.
Como nós temos tendência de usar a nossa própria linguagem de amor para com os outros, nem sempre eles ficam felizes, porque a linguagem de amor deles pode não ser igual à nossa.
Por exemplo: a minha não é a de "Receber Presentes", mas sim, "Palavras de Afirmação" e "Toque Fisico". Se o meu marido me encher de presentes, porque (imaginemos) seria a linguagem dele, eu nunca terei o meu depósito de amor cheio, porque preciso de Palavras de Afirmação ou Toque Fisico. E eu, para encher o depósito de amor dele, preciso de usar a sua linguagem, ou seja, os Presentes (que não são...).
E isso acontece também com os adolescentes e as crianças. Por vezes, a dificuldade que sentimos em nos aproximar daqueles que amamos, é porque não estamos a usar a linguagem de amor dessa pessoa.
É muito interessante!
E agora estou a ler "As linguagens do amor de Deus". Estou a devorar o livro. Tem-me ajudado muito a conhecer mais um pouco Deus e a forma como Ele comunica com cada ser humano, visto que Ele usa a linguagem de cada um de nós.
Podem encontrar estes livros na Fnac, Livraria Bertrand ou no site www.espadaeditorial.com, nos livros para a "Familia". Está publicado também em inglês.
Boa leitura!

2 comentários:

Ana disse...

Já estou cheia de curiosidade para ler o livro... ver se o encontro para estas bandas!!! Jokas e bom fim de semana

Nuxa disse...

Também estou a ler esse livro (que comprei porque o que eu procurava estava esgotado, mas ainda bem)e estou a adorar, ao ler identifico algumas questões relacionadas com a minha vida familiar que espero conseguir corrigir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...